quinta-feira, 18 de março de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

Imunização

SUS Oferece Duas Novas Vacinas Para Seis Milhões de Crianças

Duas novas vacinas serão incluídas no calendário básico de vacinação disponível na rede pública de saúde: a pneumocócica 10-valente e a anti-meningococo C. A primeira será oferecida a partir de março em todo o território nacional e protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. A segunda será aplicada a partir de agosto e imuniza contra a doença meningocócica.

Nos primeiros 12 meses após a implementação, as novas vacinas serão aplicadas em crianças menores de dois anos de idade. A partir de 2011, elas farão parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de um ano. Depois de cinco anos do início dos novos programas de vacinação, em 2015, a previsão é sejam evitadas cerca de 45 mil internações por pneumonia por ano em todo o Brasil. Com isso, a média dessas internações por ano cairá de 54.427 para 9.185, uma redução de 83%.

“As inclusões das vacinas são um grande avanço para a saúde pública brasileira. Os imunizantes vão proteger a população contra doenças de grande e vão contribuir para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da qualidade de vida do brasileiro”, afirma o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério, Eduardo Hage.

concurso campinas

É pessoal,

A nota de corte foi de 74 , infelizmente poucos conseguiram.

Mas, fica pra próxima

"Não desistam" BJS

segunda-feira, 8 de março de 2010

Não, ao ato médico

COREN SP | NOTÍCIAS
04/03 - Enfermagem que faz a diferença
Tamanho do texto A- A+
Avalie esta matéria: Select ratingPoorOkayGoodGreatAwesome
PoorOkayGoodGreatAwesome.
(5 votes)
.Mobilização da enfermagem é fundamental no Dia Nacional da Luta Contra o Ato Médico, em 09 de março
Fonte:COREN-SP, com informações do CRP-6ª Região
Acontece no dia 9 de março a manifestação nacional pela rejeição ao Projeto de Lei do Ato Médico, que tramita no Senado Federal.

Em São Paulo, a manifestação será na Assembléia Legislativa do Estado, e a participação é aberta a todos os profissionais de saúde que desejarem manifestar sua posição contra o Ato Médico. “É importante que a enfermagem de São Paulo compareça em grande número, para mostrarmos o nosso peso dentro do sistema de saúde e o quanto seremos prejudicados se a Lei passar”, alerta Andréa Porto da Cruz, Conselheira do COREN-SP que irá representar o COREN-SP durante a manifestação.

Em São Paulo, está agendado:

Data: 9 de março de 2010
Horário: a partir das 13h
Local: Assembleia Legislativa de São Paulo- Auditório Franco Montoro - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - São Paulo/SP

O debate será mediado pelo Deputado Edson Ferrarini, com a participação dos Conselhos Regionais de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Psicologia, Farmácia e Biomedicina.

Também haverá manifestação no município de Assis:

Data: 9 de março de 2010
Horário: 9h as 12h
Local: Praça da Catedral (matriz) - Assis/SP

Se for aprovado, o Projeto de Lei representará um retrocesso para a saúde, prejudicando a autonomia das outras 13 profissões da área da saúde. O Ato Médico pretende, entre diversos pontos controversos, submeter a realização de qualquer procedimento de assistência à saúde a uma prévia avaliação e autorização dos médicos. Assim, caso seja aprovada, a Lei do Ato Médico comprometerá seriamente a atuação de psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionista, fonoaudiólogos, enfermeiros, entre outros – todas profissões já regulamentadas por leis e com práticas consolidadas e autônomas.

Em 2004, diversas categorias da saúde pública no Brasil entregaram mais de um milhão de assinaturas ao presidente do Congresso e organizaram manifestações que reuniram mais de 50 mil pessoas em atos realizados contra o Ato Médico em diferentes cidades e capitais brasileiras.
Passados cinco anos, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados em 21 de outubro de 2009, e que voltou ao Senado, mantém o mesmo vício de origem, que é colocar em risco o cuidado integral preconizado pela Constituição Federal, através do SUS - uma das grandes conquistas do povo brasileiro no processo de democratização do país.

Concurso Campinas

Olá meus queridos.Hoje sai a nota de classificação do concurso. Boa sorte a todos nós.BJS

OBS: Será chamado até a classificação de 750º para a segunda fase.

Por isso torçam os dedinhos bjs

quinta-feira, 4 de março de 2010

Nota de corte

Ainda não é oficial a nota de corte.

AGUARDEM

Concurso Campinas

CONCURSO PÚBLICO ÁREA DA SAÚDE/ENFERMEIRO
EDITAL 006/2009
A Secretaria Municipal de Recursos Humanos REPUBLICA as notas dos candidatos presentes à Prova
Objetiva do Concurso Público para provimento de cargos da área da Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro
de Formação e Capacitação - IBFC, em virtude da anulação da questão 14 da Prova de Enfermeiro.
As notas dos candidatos aos outros cargos permanecem inalteradas.
Os candidatos deverão acompanhar pelo Diário Oficial do Município e endereço eletrônico
(www.campinas.sp.gov.br/diario) a convocação para a Avaliação Psicológica, de acordo com a nota de corte,
(item 16 - Capítulo IX – DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA do edital), prevista para ser publicada no
dia 09/03/2010.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Planta física Pronto Socorro

É importante lembrar que as unidades de atendimento de emergência também representam uma porta de entrada ao sistema de saúde, muito procurada pela população que não consegue ter acesso a serviços de menor complexidade da rede assistencial, tais como as unidades básicas de saúde.
Dentre as chamadas unidades de emergência, destacam-se:
*o pronto-atendimento (PA) -( presta atendimento imediato aos usuários, com ou sem risco de vida, dentro do horário de funcionamento do estabelecimento assistencial de saúde)
*o pronto-socorro (PS) - dispõe de leitos de observação e presta atendimento imediato aos usuários, com ou sem risco de vida, durante as 24 horas do dia.
*Atendimento de Emergência
A planta física do pronto-socorro deve propiciar facilidade e segurança ao acesso e fluxo dos clientes, além de diminuir os riscos de infecção e facilitar o trabalho da equipe. Geralmente, localiza-se na entrada do estabelecimento de saúde e é constituída pelas seguintes áreas:
1.Sala para recepção, registro e espera de atendimento aos usuários; local para a guarda de maca e cadeiras de rodas; e sanitários para o público;
2.Consultórios médicos;
3.Sanitário e sala de higienização para os clientes;
4.Sala para atendimento de clientes graves (como sala de parada cardiorrespiratória)
5.E outras salas para procedimentos específicos (sutura, gesso e outros);
6.Sala de repouso e observação;
7.Salas de enfermagem, guarda de materiais, expurgo, rouparia e copa.
A unidade deve garantir a circulação interna adequada e livre de obstáculos, bem como facilitar o acesso dos clientes ao centro cirúrgico, UTI, serviço de radiologia e elevadores. Além disso, deve manter estreito entrosamento com outras unidades de apoio técnico e diagnóstico terapêutico (laboratório, banco de sangue e outros).